domingo, 16 de agosto de 2009

Antes de eu morrer


Autor: Jenny Downham
Editor: Bertrand
Edição: 2009
Páginas: 272
ISBN: 9789722518390
Género: Romance
Cortesia de: Lígia Teixeira




A Tessa restam apenas alguns meses de vida. Lutando contra as frequentes idas ao hospital, os incontáveis exames e os medicamentos com terríveis efeitos secundários, Tessa empenha-se a escrever a sua lista de coisas "A Fazer antes de Morrer". E em número 1 aparece: Sexo. Libertada das restrições da «vida normal», Tessa saboreia novas experiências que a fazem sentir-se viva enquanto o seu corpo debilitado se esforça por continuar. Os sentimentos de Tessa, a relação com o pai e o irmão, com a mãe distante, com a melhor amiga e com o novo namorado são dolorosamente cristalizados nas preciosas e breves semanas de vida que lhe restam. Um romance brilhante, comovente e curiosamente cheio de vida.


Bem que posso eu dizer acerca deste livro. Apesar de o tema ser a morte e logo por isso dever ser deprimente não é.
Não gostei do final como é óbvio, pois todos nós gostaríamos de ter sempre finais felizes mas fez-me ver a vida de uma outra forma.
Não o li no instante em que costumo ler, precisei de pensar e parar algumas vezes para absorver tudo. quer dizer, todos nós temos uma lista, mas e se soubéssemos quando vamos morrer. Será que iríamos organizar a nossa vida, lutar ou pelo contrário deixarmos-nos ir que fosse o que Deus quisesse.
Eu gosto de pensar que tentaria resolver tudo enquanto podia. Que tentaria dizer tudo o que realmente importa a quem realmente importa. Fez-me pensar em quem seria realmente importante. A quem é que eu procuraria. Com quem iria passar os meus últimos momentos e tenho a dizer que a minha resposta me surpreendeu.
Um bom livro mas que precisa realmente de um determinado estado de espírito. Gostei

1 comentário:

  1. Ainda bem que gostaste!
    Acho que tenho de lhe dar uma nova oportunidade :)

    ResponderEliminar