sábado, 17 de outubro de 2009

A epidemia


Autor: Reina James
Editor: Dom quixote
Edição: 2009
ISBN: 9782222225430
Género: Histórico/Romance
Cortesia de: Segredo dos livros


Em Outubro de 1918, à medida que a Primeira Guerra Mundial se aproxima do fim, o Dr. Thomas Wey cai morto numa rua de Londres enquanto tenta pôr no correio uma carta dirigida às autoridades sanitárias, avisando-as de uma epidemia eminente que poderá destruir a humanidade. O cangalheiro que o leva a enterrar, Henry Speake, descobre a carta, lê-a e decide guardá-la em vez de a colocar no correio - uma decisão impulsiva que o irrita quando repara que o número de clientes aumenta de dia para dia. À medida que Henry carrega a culpa desta atitude, a sua profissão coloca-o no centro da epidemia.

Passado em Londres durante um período de três semanas, este romance transmite-nos não só o horror da guerra, mas também o horror da emergência de uma mortífera pandemia - a gripe espanhola (a pneumónica) - que matou milhões em todo o mundo, fazendo mais vítimas do que a Primeira Guerra Mundial.

Epidemia é o retrato absorvente de uma época em que o medo de morrer e o desejo de acreditar na vida se misturam.

Bem eu tinha alguma curiosidade em ler este livro por ele relatar a gripe espanhola de 1918, uma doença tão grave que dizimou milhares de pessoas por todo o mundo. Nesse sentido senti-me um pouco defraudada pois pouco ou nada se refere a factos históricos, por outro lado não imaginava que a história fosse narrada do ponto de vista de um agente funerário o que não deixa de ser no mínimo insólito. Não gostei do romance nem da forma como ele foi abordado e muito menos do final, pois ficamos sem saber bem como ele termina, é a chamada narrativa em aberto.
Mas apesar de estes pontos negativos não senti em nenhum momento da leitura vontade de colocar o livro de parte e gostei dele no geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário