sexta-feira, 10 de maio de 2013

O confidente de Hitler

Género: Histórico 
Páginas: 408 
Editora: Matéria Prima
Cortesia de: Clube de Leitores
Comecei a minha leitura a 27 de Abril de 2013
Terminei a minha leitura a 27 de Abril de 2013


De todas as figuras que gravitaram à volta de Hitler durante a sua ascensão ao poder, na década de 1920, Ernst Hanfstaengl ou Putzi, como era conhecido entre os seus amigos – desempenhou um papel especial. Amigo de Radolph Churchill, das irmãs Mitford e do futuro Presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, Hanfstaengl foi chefe de cerimónias, chefe do gabinete de imprensa estrangeira e pianista privado de Hitler. No entanto, mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, teve um papel determinante no projecto ultra-secreto de Roosevelt de desinformação e propaganda negra contra os nazis.
Repleto de revelações acerca da vida pessoal e política de Hitler e com descrições pormenorizadas da guerra psicológica montada pelos EUA, O Confidente de Hitler narra a bizarra história de um homem dilacerado por lealdades opostas.
Recorrendo a novos documentos entretanto desclassificados, a entrevistas com membros da família Hanfstaengl e a escritos originais do próprio Putzi, Peter Conradi relata-nos, com a cadência de um romance, a extraordinária vida de um homem, mas sobretudo, de uma ligação que permite conhecer melhor um período determinante da História do século XX.

Mais um livro histórico surpreendente  Nesta obra acompanhamos a vida de um dos melhores amigos de Hitler, Putzi. Este esteve ao seu lado ao longo de todo o percurso, mesmo quando não concordava com as atitudes dele. 
Apesar de já ter lido bastante acerca do tema esta foi a primeira vez que li um texto onde sem fanatismo nos é apresentado um homem com uma visão. Não interessa se concordamos ou não, aqui compreendemos a atracão que ele exercia sobre todos aqueles que o rodeavam. Não a figura histórica,o assassino, o ditador. Mas o homem com os seus defeitos e qualidades.  Recomendo este livro para quem se interessar por uma nova visão, sem lados, apenas a versão de Putzi.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo teu comentário no meu blog ;)
    Não conhecia o teu blog :)
    Aveiro é uma cidade muito bonita, ainda não me fui embora e já tenho saudades :(

    ResponderEliminar
  2. Se ainda andas por aqui temos de combinar um chazinho :)

    ResponderEliminar