domingo, 25 de outubro de 2009

Crónicas dos bons malandros


Autor: Mário Zambujal
Editor: Bertrand
Edição: 1980
Páginas: 145
ISBN:
Género: Romance
Cortesia de: Meu

“- E armas? Vamos para uma coisa dessas de mãos a abanar?
- Vamos. Armas, não.
Estava decidido. Assaltariam a Gulbenkian à mão desarmada, golpe de audácia como nunca se vira, nem aqui nem em parte nenhuma. E os audaciosos de que falariam os telejornais seriam eles, Renato e Flávio, Marlene e Adelaide, Pedro, Silvino e Arnaldo, quadrilha seleccionada, encontro de sete vidas depois de muito tombo e aventura.”


in “Crónica dos Bons Malandros” de Mário Zambujal [Quetzal Editores]


No livro “Crónica dos Bons Malandros”, Mário Zambujal conta a história de uma quadrilha liderada por Renato, “o Pacífico”, que se dedica a pequenos assaltos, até ao dia que um misterioso italiano os desafia a roubar umas jóias do Museu Gulbenkian. Mas as coisas, entre divertidas peripécias, acabam por não correr como estavam planeadas...
O jornalista português Mário Zambujal serve-se de uma escrita simples, diria mesmo cómica, para apresentar cada um dos membros do grupo e os caminhos que os levaram à marginalidade, até ao dia do tão esperado assalto. “Crónica dos Bons Malandros” é um livro alegre e divertido para estes dias frios de Inverno.


Acerca deste autor convêm relembrar sempre que é uma simpatia. Fui por duas vezes a uma sessão de autógrafos dele e adorei. Não só foi extremamente simpático como também muito humano. Adorei ;)
Quanto ao livro há muito tempo que eu não o relia e foi uma lufada de ar fresco. Reli o livro num dia em que realmente estava a precisar de algo assim engraçado sem que precisasse de pensar e que me fizesse dar umas boas gargalhadas. Quando terminei tentei ler o livro “Primeiro as senhoras” que pensei ser a continuação, mas desilusão das desilusões, não tinha nada a ver.

1 comentário: