sábado, 14 de novembro de 2009

O exercito perdido

Autor: Valerio Massimo Manfredi
Editor: Porto Editora
Edição: 2009
Páginas: 448
ISBN: 978-972-0-04188-3
Género: Histórico
Cortesia de: Clube dos livros


Xenofonte não foi apenas o biógrafo de Sócrates, foi também o comandante militar da famosa Retirada dos Dez Mil. Esta é a sua história - e a história de uma mulher que, por amor, tudo abandonou...
A vitória não é o único caminho para a glória. Ano 401 a.C.Trinta anos de guerra entre Esparta e Atenas levaram a Grécia ao limite das suas forças. Nesse momento de profunda crise, Ciro, irmão do imperador persa Artaxerxes, decide reunir um enorme exército de mercenários gregos, que passará à História como o "Exército dos Dez Mil". Ainda que tenha anunciado que o seu propósito era combater tribos rebeldes, o verdadeiro objectivo desta marcha de três mil quilómetros continua a ser um dos grandes enigmas da Antiguidade. Depois da morte de Ciro numa batalha, os mercenários ficaram abandonados à sua sorte num território que lhes era hostil. Pouco depois, os chefes gregos seriam aniquilados numa emboscada. Xenofonte, um culto guerreiro ateniense, toma o comando da fracassada expedição e empreende o regresso à pátria. A seu lado, sempre, uma figura de mulher: Abira, a jovem que tudo abandonou para o seguir.
O Exército Perdido narra a épica aventura dos Dez Mil e, simultaneamente, a história de um amor incondicional que nunca vacilou diante das maiores adversidades.

Um dos melhores livros históricos que li nos últimos tempos. experimentei lê-lo apesar de não conhecer o autor pois o tema despertou-me a curiosidade e ainda bem que o fiz pois é um livro que pretendo juntar à minha biblioteca. O que aconteceu ao exercito dos 10.000 ou melhor 13.000 e pouco é até hoje um mistério mas esta é sem dúvida uma boa versão. Para além de factores históricos tem também o seu q.b. de romance, amor, amizade e lealdade.
Não gostei do final, depois de tudo o que ela passou deveriam terminar felizes para sempre, mas nem sempre podemos ter tudo o que desejamos

1 comentário:

  1. Vais obrigar-me a ir procurar a sinopse deste... deixaste-me curiosa! Outro que não me chamou a atenção e parece que afinal... ;)

    ResponderEliminar