domingo, 21 de março de 2010

A sentença

Autor: Manfred Gregor
Editor: Circulo dos leitores
Edição: SD
Páginas: 232
ISBN:
Género: Romance
Cortesia de: Meu BC Jota-P, ichigochi, marialeitora

Comentário da ichigochi
A história passa-se no sul da Alemanha Ocidental, em 1958, ainda em plena ocupação "amigável" pelos Estados Unidos da América, presentes desde o final da segunda guerra mundial. Uma jovem alemã de 16 anos é violada por 4 soldados americanos e segue-se o julgamento militar destes. Para além de levantar questões como o merecimento da pena de morte, o acontecimento leva também à reavaliação do relacionamento entre os dois países, ao revelar que em vez da aparente amizade e tratamento de igual para igual, permanece latente uma certa atitude de vencedores para com vencidos em que o ódio, o desprezo ou a simples indiferença pela população alemã parecem não ter sido completamente ultrapassados.

Embora suspeitemos do desenlace final desde o início do livro, porque o narrador começa por nos dar a vislumbrar uma cena final e só depois volta atrás para contar toda a história, o interesse pelo relato não diminui, antes aumenta a curiosidade pelos acontecimentos que antecederam e desencadearam esse desenlace.
Por outro lado o relato é feito de forma tão factual e escorreita (influenciada provavelmente pela actividade jornalística do autor), que damos por nós a virar página atrás de página sem dar pelo tempo passar... A única coisa que me aborreceu um pouco neste estilo foi a introdução sucessiva de personagens (e respectivos nomes), algumas das quais não chegam a ter um papel relevante na história. Como o narrador não se demora a caracterizá-las é difícil associar uma imagem mental a cada nome e isso obrigou-me a voltar atrás algumas vezes, para confirmar quem era quem.

No final fiquei com um sabor um pouco amargo porque se trata de uma história triste e surpreendi-me a simpatizar com o advogado de defesa dos criminosos porque, apesar das consequências que previra, ele fez o que tinha de fazer para não negar os seus princípios.

Meu Comentário
E veio para mim no âmbito de uma Box
Tenho a dizer que apesar de o autor me ser desconhecido, que adorei.
Relata uma época que para mim é especialmente relevante, a 2ª grande guerra e todas as suas nuances. Neste caso temos o pós guerra, uma Alemanha ocupada pelos americanos onde uma jovem é violada por um grupo de soldados. Presenciamos o seu julgamento, a luta pela honra e o desfecho, não podia ser mais triste. um livro bastante marcante. Apesar de ter por hábito libertar todos os livros que recebo, se o Jota-P não se importar irei guardar este para ler e reler

1 comentário:

  1. Muito bom, eu bem te disse ;)
    Já li esse livro mais que uma vez (sim, no tempo em que ainda relia os livros) e a primeira vez que o desencantei na estante do meu pai era novita demais para ele, mas gostei muito e impressionou-me.
    Acho que tenho algures pelo menos mais um desse autor se quiseres experimentar :)
    Beijoca

    ResponderEliminar