sexta-feira, 2 de abril de 2010

O meu pé de laranja lima


Autor: José Mauro Vasconcelos
Editor:
Edição: 1969
Páginas: 196
ISBN:
Género: Romance
Cortesia de: Meu

"A gente vinha de mãos dadas, sem pressa de nada pela rua. Totoca vinha me ensinando a vida. E eu estava muito contente porque meu irmão mais velho estava me dando a mão e ensinando as coisas. Mas ensinando as coisas fora de casa. Porque em casa eu aprendia descobrindo sozinho e fazendo sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas."
O leitor vai encontrar a história comovente do menino Zezé, de seis anos, um rapaz pobre, inteligente, sensível e carente. Com a falta de afecto que não encontra na família, o endiabrado rapaz vai pelas ruas fazendo mil travessuras.|Zezé aprende tudo sozinho, é o "descobridor das coisas". Descobre a ternura e o carinho no amigo "Portuga". Inventa para si um mundo de fantasias em que o grande confidente é o Xururuca, o pé de Laranja Lima. Mas a vida ensina-lhe tudo demasiado cedo, e Zezé descobre o que é a dor e a saudade - "Por que contam coisas às criancinhas?".
O primeiro a escolher as árvores, será você.

Olhei os seus pés, os dedos saindo dos tamancos. Ele era uma velha árvore de raízes escuras. Era um pai-árvore. Mas uma árvore que eu quase não conhecia.

- Depois tem mais. Tão cedo não vão cortar o seu pé de Laranja Lima. Quando o cortarem você estará longe e nem sentirá.

Agarrei-me soluçando aos seus joelhos.

- Não adianta, Papai. Não adianta…

E olhando o seu rosto que também se encontrava cheio de lágrimas murmurei como um morto:

- Já cortaram, Papai, faz mais de uma semana que cortaram o meu pé de Laranja Lima.”


“Tínhamos chegado na beira da Estrada Rio-São Paulo.

Passava tudo nela. Caminhão, automóvel, carroça e bicicleta.

- Olhe, Zezé, isso é importante. A gente primeiro olha bem. Olha para um lado e para outro. Agora.

Atravessamos correndo a estrada.

- Teve medo?

Bem que tive mas fiz não com a cabeça.

- Nós vamos atravessar de novo juntos. Depois quero ver se você aprendeu.

Voltamos.

- Agora você sozinho. Nada de medo que você está ficando um homenzinho.

Meu coração acelerou.

- Agora. Vai.”


Bem este livro é simplesmente lindo, é o livro da minha vida sem margem para dúvida. De todas as vezes que o releio encontro uma nova magia, volto a ser levada pela mão deste pequeno poeta a um mundo maravilhoso de cowboys, índios e carinho.leiam que vale mesmo a pena, choro do ínicio ao fim, mas saio com a alma lavada :)

Sem comentários:

Enviar um comentário