quarta-feira, 28 de abril de 2010

O oito

Autor:Katherine Neville
Editor: Porto Editora
Edição: 2010
Páginas: 632
ISBN: 978-972-0-04082-4
Género: Ficção
Cortesia de: Clube dos livros



Conta a lenda que os Mouros ofereceram a Carlos Magno um tabuleiro de xadrez que continha a chave para dominar o mundo.

Sul de França, 1790. No auge da Revolução Francesa, o lendário tabuleiro de xadrez de Carlos Magno, oculto há mais de um milénio nas profundezas da Abadia de Montglane, corre o risco de ser descoberto. As suas peças encerram um intrincado enigma e quem o decifrar terá acesso a uma antiga fórmula alquímica que lhe concederá um poder ilimitado. Para mantê-las fora do alcance de mãos erradas, as noviças Mireille e Valentine deverão espalhá-las pelos quatro cantos do mundo.
Dois séculos depois, Catherine Velis, uma jovem perita informática, é enviada para a Argélia com o objectivo de desenvolver um software para a OPEP. Nas vésperas da sua partida de Nova Iorque, um negociante de antiguidades faz-lhe uma proposta misteriosa: reunir as peças de um antigo xadrez. Cat vê-se assim envolvida na busca do lendário jogo de xadrez e torna-se numa das peças desta partida milenar, jogada ao longo dos séculos por reis e artistas, políticos e matemáticos, músicos e filósofos, libertinos e o próprio clero. Quem está de que lado? De quem será o próximo lance?
Passado e presente entrecruzam-se magistralmente neste thriller excepcional de uma autora de culto em todo o mundo, considerada a grande precursora dos romances de Dan Brown.

Autora:
Katherine Neville nasceu em St. Louis, Estados Unidos, em Abril de 1945. Especialista em Administração e Gestão de Empresas, foi vice-presidente do Bank of America e consultora para a implementação de sistemas informáticos em organizações da área financeira e das energias, como a IBM e a OPEP. Viveu em seis países e em três continentes, e em metade dos estados dos EUA. Dessa vasta experiência nasceu O Oito (1988), que se tornou rapidamente num dos maiores bestsellers mundiais. Vinte anos depois publicou a sua continuação, O Fogo, que a Porto Editora traduzirá em breve (lançamento previsto para Setembro/2010).


Terminei este livro no fim de semana mas precisei de alguns dias para respirar fundo e fazer o meu comentário. É um livro fantástico, muito forte. quer dizer não sei se a palavra adequada é ser forte. Primeiro não dá para ler outro livro ao mesmo tempo o que em mim não é nada normal, depois quando damos por nós estamos completamente enrolado na história, não sabemos se estamos no presente se em 1790 e o final, bem para não adiantar muito da história acreditem não é mesmo nada o que estamos à espera. Este fim de semana já vou passar na Bertrand para o comprar ara mim e o próximo desta autora não me escapa mesmo. Leiam, sem dúvida que não se irão arrepender.

4 comentários:

  1. Mais um livro para a minha wishlist (que está enorme:o!)... com opiniões destas é impossível resistir.

    Adorei a nova carinha do blog!

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. lê que vale mesmo a pena, temos gostos muito parecidos, tenho a certeza de que vais adorar.
    Ainda bem que gostaste da nova cara, a vossa opinião é importante para mim

    ResponderEliminar
  3. Eu já comprei e graças à tua opinião ;)
    Ahhhh... gosto mais deste visual mais fresquinho e airoso...

    ResponderEliminar
  4. já ando a ficar perita nisto :)
    fizeste bem em o comprar, quando o quiser reler já sei onde vou

    ResponderEliminar