segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O navio do destino

Páginas: 240
Comecei a minha leitura a 03 de Agosto de 2013
Terminei a minha leitura a 03 de Agosto de 2013


Em 1942, as tragédias da Segunda Guerra Mundial encontraram eco nas viagens do navio Serpa Pinto. Ao longo da rota Rio deJaneiro – Lisboa, os passageiros eram na sua maioria alemães que tinham emigrado para o Brasil e que desejavam regressar à Alemanha para lutar por Hitler. Mas quando o navio atravessava o Oceano Atlântico na direção oposta, Serpa Pinto representava a última esperança para centenas de refugiados que temiam pelas vidas e abandonavam a Europa através de Lisboa.
Se por um lado, o navio era testemunha do fanatismo do Nacional-socialismo que abalou o continente europeu e inspirou centenas de alemães a abandonarem a segurança das suas casas no Brasil para partirem para a guerra, por outro lado, tornou-se o refúgio de pessoas que tinham perdido irremediavelmente os seus lares, arrancadas de forma violenta das raízes, para se tornarem refugiados. Venha conhecer a história do navio que se tornou o microcosmos dos dramas da guerra e mudou os destinos dos seus passageiros para sempre.

Não sei se pelo facto de a sinopse me ter levado a imaginar outro género, se pela altura em que me encontro, mas este livro não me cativou muito.
Gostei das imagens, mas fora isso não consegui entrar na narrativa. Lamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário