quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mestrado em Estudos Editoriais

Os principais objectivos do Mestrado em Estudos Editoriais são os seguintes:
— Proporcionar, tanto aos participantes que pretendam iniciar uma carreira no sector editorial e livreiro como àqueles que já possuam experiência neste domínio, uma visão e compreensão aprofundadas da estrutura, organização e dinâmica do mundo editorial no contexto português e internacional da actualidade, e facultar-lhes formação teórica e prática em áreas fundamentais da Edição, numa perspectiva de especialização e profissionalização.
— Permitir aos participantes:
Tomar o livro como objecto de investigação, tendo em atenção diferentes perspectivas de abordagem e estudo: e.g. literária, sociológica, histórico-cultural, estética, linguística, comunicativa, económica.
Pesquisar e entender o papel da cultura escrita. Conhecer as questões ligadas ao mundo do livro na contemporaneidade, tanto de um ponto de vista cultural, como económico, jurídico ou tecnológico.
Desenvolver capacidades críticas que permitam uma avaliação correcta e bem informada de oportunidades e problemas da edição.
Conhecer as várias tipologias da edição e as possibilidades que abrem ao nível da edição (em suporte de papel e em formato multimédia e digital).
Familiarizar-se com as novas tecnologias aplicadas à edição.
Adquirir conhecimentos sólidos sobre o processo de criação e gestão de empresas editoriais, bem como sobre marketing e comercialização editorial.
— Promover a investigação em Ciências do Livro e da Edição.


Saídas profissionais
Este Mestrado está orientado para o exercício de profissões ligadas a editoras, livrarias e empresas de distribuição e/ou de comércio on-line de publicações. Habilita também ao desempenho de funções noutras empresas, bem como em organismos e instituições que promovam e desenvolvam actividades de planeamento, produção e comercialização de publicações, designadamente, fundações, museus, associações, universidades, institutos, centros de investigação, grupos de imprensa periódica, etc.
Profissões visadas: editor(a), livreiro(a), assistente editorial, secretário(a) editorial, responsável por diversas funções de enquadramento em editoras, distribuidoras e livrarias, outros lugares de direcção, de coordenação e de assessoria em editoras, designadamente em departamentos comerciais, gabinetes de marketing, centros gráficos e multimédia; idênticas funções noutras empresas, organismos e instituições com actividade editorial e livreira.

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