domingo, 21 de abril de 2013

Tróia ao amanhecer

Género: Romance histórico
Páginas: 237
Editora: Casa das letras
Cortesia de: Meu
Comecei a minha leitura a 09 de Março de 2013
Terminei a minha leitura a 10 de Março de 2013


Prémio Espartaco 2008
A história de dois irmãos gémeos que se amam e odeiam até à morte.
Podemos exigir três premissas a um bom romance histórico: personagens sólidas, documentação exaustiva sobre a época e um enredo interessante. Se a isso acrescentamos um estilo brilhante, de uma indiscutível beleza poética, então estamos perante a grande narração que supera e amplia o género. Este romance cumpre todos esses requisitos e fá-lo com um insuperável tom épico e uma prosa melodiosa e rítmica.
Estamos, definitivamente, perante um romance que se lê de seguida; um romance apaixonado e apaixonante. O melhor da história mítica grega unida à vida tradicional que serve de fundo permanente à história visível; a vida de dois irmãos gémeos, que se amam e odeiam até à morte. Os grandes temas da literatura excelentemente tratados: o amor, a paixão, o ódio e a ira, os ciúmes, a guerra e os deuses. Um sofisticado cocktail bem servido e ornamentado, para o gosto dos amantes da literatura.


Em pouco tempo li dois históricos sobre o cerco de Tróia e ambos sobre o lado grego. Se calhar foi por ter lido o outro primeiro, mas não gostei muito deste. Apesar de ter gostado do final em que Timalco enfrenta o seu destino, tudo o resta achei u pouco sem graça. Não o irei guardar.

Sem comentários:

Enviar um comentário