quarta-feira, 19 de junho de 2013

O império dos homens bons

Género: Romance
Páginas: 536
Editora: Asa
Cortesia de: Clube de leitores
Comecei a minha leitura a 31 de Maio de 2013
Terminei a minha leitura a 03 de Junho de 2013

Em 1847, na pequena vila de Inhambane, um punhado de famílias esquecidas pela coroa portuguesa luta heroicamente para impor uma nova civilização em território africano.
Acabado de se ordenar em Lisboa, o jovem padre Joaquim Santa Rita Montanha é enviado para Moçambique com a sagrada missão de prestar apoio espiritual aos europeus e evangelizar os indígenas.
O seu sonho de realizar uma obra que fique para a história depara-se com dificuldades que parecem insuperáveis.
Mas, apesar de todos os obstáculos, o padre Montanha nunca desiste dos seus objectivos ambiciosos e, em breve, torna-se o pilar desta pequena sociedade branca rodeada por milhares de guerreiros de tribos hostis.
Personagem complexa, o padre Montanha é um fervoroso homem de Deus que goza de invulgar prestígio mas não abdica de uma paixão arrebatada pela escrava Leonor, com quem vive um amor proibido.  É, sobretudo, o explorador que não hesita em enfrentar perigos imensos para concretizar uma viagem aos holandeses no interior do sertão e, assim, inaugurar as relações diplomáticas entre o reino de Portugal e os fundadores da futura República Sul-Africana.
Tal como o tenente Montanha, personagem inesquecível do seu anterior romance O Tempo dos Amores Perfeitos, o padre Montanha é antepassado do autor. O Império dos Homens Bons é resultado de uma minuciosa pesquisa sobre a vida deste homem singular e a recriação histórica de uma época de grande romantismo em África. Trata-se de um retrato de época brilhante e de enorme talento que, mais uma vez, nos apresenta Tiago Rebelo como um romancista absolutamente incontornável.


Um novo livro deste autor tão especial. Em primeiro lugar os meus parabéns à editora por continuarem a apostar em autores portugueses. Depois ao autor, nota-se uma evolução desde os seus primeiros livros que se diga de passagem, tenho todos e autografados, que ele foi uma simpatia. Um crescimento não só e termos de escrita, mas também um novo rumo em termos de temas abordados.
Quanto ao livro em si temos um padre frustrado em Portugal que opta por ir para as colónias, transmitir a palavra de Deus. Mas não é só isso que ele faz e isso sim torna a trama muito interessante e mais não conto que não quero mais que levantar o pano :)







1 comentário:

  1. Adoro Tiago Rebelo!! Já li muitos livro dele, o que mais gostei até ao momento foi "És o meu segredo". Tem uma escrita muito envolvente e cria histórias fantásticas!! Adoro :)

    ResponderEliminar