quarta-feira, 19 de junho de 2013

O meu ano mágico

Género: Romance / autobiográfico
Páginas: 284
Editora: Casa das Letras
Cortesia de: Clube de leitores
Comecei a minha leitura a 26 de Maio de 2013
Terminei a minha leitura a 30 de Maio de 2013


Como 365 livros conseguiram mudar uma vida
Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Aceita?
Foi essa a promessa que Nina Sankovitch fez a si própria. Após perder a irmã mais velha, e embora precisasse de cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços do quotidiano de uma grande família, Nina estabeleceu uma meta para si própria: ler um livro por dia, durante um ano inteiro, de Tolstoy a Ian McEwan, passando por António Lobo Antunes, José Eduardo Agualusa, José Saramago e Mia Couto.
Nesse verdadeiro sonho literário, Nina descobrirá que esse ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia.
O Meu Ano Mágico relata também a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro filhos traquinas, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam nas lides domésticas; e Anne-Marie, a sua irmã mais velha e a sua verdadeira fonte de inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo nos seus últimos momentos de vida.
Os livros são o alimento da alma. Todos os apaixonados por literatura sabem que um livro cura, acolhe e envolve. É o que busca a autora de O Meu Ano Mágico.

Não sei bem o que esperava deste livro. Mas acho que tendo e conta o tema, poderia ter sido desenvolvido de uma outra forma. Gostei da referência a autores, com algumas citações interessantes. Principalmente a existência de autores lusófonos. 
Mas achei desnecessário a repetição extrema do objectivo proposto e do que levou a esse objectivo. Pessoalmente acho que não acrescentou nada de novo.
Um pequeno repara à edição portuguesa, para além do título tão diferente do original, poderia ter traduzido a lista final de livros. Acho que teria sido uma mais valia.

Sem comentários:

Enviar um comentário