domingo, 14 de julho de 2013

As máscaras da paixão

Título original: As máscaras da paixão
Páginas: 
Cortesia de: Clube de Leitores
Comecei a minha leitura a Junho de 2013
Terminei a minha leitura a Junho de 2013


Dois Irmãos, Dois Reis: As Paixões Inconfessáveis da Casa de Bragança
Dois casamentos, três funerais, dois reis. No rescaldo das profundas convulsões que abalaram o século XIX português, dois reinados de charneira e síntese se destacam. À sombra da Constituição, a Monarquia vai sobrevivendo. O rei é a entidade suprapartidária que mantém a coesão e o consenso entre as várias forças que se agitam no xadrez político.
D. Pedro V e D. Luís I encarnam duas formas distintas de exercer esse poder moderador, a que não é estranha a personalidade do próprio rei. À volta destes soberanos geraram-se vários mitos que persistiram até hoje. Uma investigação realizada a partir de centenas de cartas, diários, anotações e reflexões, legadas à posteridade por estes monarcas, permitem à autora reescrever a história, arrancando as máscaras sob as quais fervilham tumultos inconfessáveis e as mais secretas paixões.

Antes de mais os meus parabéns à autora. Revela logo na nota prévia qual o seu entendimento em história e principalmente nesta época. Gostei de ler todos os pormenores que escapam ao comum leigo, mas não achei que pudesse ser considerado um romance histórico. Demora muito a entrar no romance propriamente dito. 
Não seria algo que compraria para mim, mas não deixa de ser uma leitura interessante

Sem comentários:

Enviar um comentário