segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

1080-1130 D. Teresa de Isabel Stilwell

Esta é a história de Teresa, filha de Ximena Moniz do Bierzo, de quem herdou os olhos verdes e a astúcia, e de Afonso VI de Leão e Castela. Isabel Stilwell, a autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos um romance emocionante sobre esta personagem fundamental da nossa história. Uma mulher de armas, à frente do seu tempo, que governou num mundo de homens e de conspirações. Viúva aos vinte e cinco anos do Conde D. Henrique de Borgonha regeu com pulso de ferro o que era seu por direito. Em 1116, o Papa Pascoal II reconhecia-a como Rainha. Pelo Condado Portucalense confrontou a meia-irmã e rival Rainha Urraca de Castela, o pai, a igreja Católica, os nobres portucalenses e até mesmo o seu próprio filho D. Afonso Henriques, na lendária Batalha de São Mamede, em 1128. Trinta e três anos depois de ter chegado ao condado, via-se obrigada a fugir, derrotada e traída. Restava-lhe o consolo de ter a seu lado o seu amado, Fernão Peres de Trava, e a certeza de que em Sahagún, Alberto, seu fiel amigo, escreveria, com verdade, a sua história.

Nunca tinha lido nada desta autora, mas simplesmente adorei. É um livro que até parece ser grande, mas que se lê numa penada. Ficamos a conhecer melhor a primeira rainha de Portugal e vemos uma perspectiva completamente diferente. Pessoalmente gostei desta rainha. E a saga continua... vamos para o seguinte.

2 comentários:

  1. Já há bastante tempo que quero ler livros desta autora. Diz quem leu, ser uma excelente forma de aprender e rever a História de Portugal :-).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente estou a adorar, já li vários. Tornou-se um das minhas escritoras de eleição :)

      Eliminar