sábado, 31 de agosto de 2013

Hotel memória

Título original: Hotel memória
Páginas: 224
Comecei a minha leitura a 12 de Julho de 2013
Terminei a minha leitura a 13 de Julho de 2013

" O narrador deste romance é um estudante que, ao chegar a Nova Iorque para uma pós-graduação, conhece na universidade uma rapariga bastante enigmática chamada Kim pela qual se apaixona doidamente. Apesar de achar que nunca será capaz de a conquistar, acaba por ser correspondido no seu amor, embora não chegue nunca a decifrar inteiramente os mistérios que envolvem a rapariga. É por isso também que a morte desta, brutal e inesperada, o vai encher de culpa e remorso e lançálo numa espiral descendente que o transformará num autêntico vagabundo. É então que, sem dinheiro nem bens, o protagonista chega ao Hotel Memória, um estranho lugar na Baixa de Manhattan que parece destinado a albergar criaturas perdidas; e é também aí que conhece Samuel, um excêntrico milionário que o desafia a procurar um fadista português desaparecido, Daniel da Silva, emigrado para os Estados Unidos na década de sessenta. A pouco e pouco, deparando-se com o inesperado a cada esquina, o narrador vai-se embrenhando nesse mistério por resolver, e a busca por Daniel da Silva transforma-se na busca do seu próprio eu, da sua identidade perdida e do seu passado. Tendo Nova Iorque como pano de fundo, dos anos sessenta até ao presente, e criando a figura inesquecível de Daniel da Silva, o fadista que conquista Manhattan com o seu talento, Hotel Memória é, ao mesmo tempo, um romance de mistério, um policial e uma aventura. Inspirado pela ficção de Edgar Allan Poe e de Melville, que são referências constantes, é um livro ao mesmo tempo intrigante e comovente, que lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção." 

Esta foi a minha estreia com este autor e que belissima estreia.
Eu já tinha adorado ouvi-lo nas correntes de escrita e agora que descobri a sua obra, quero ler muito mais.
Quanto ao livro em si temos a história de um detective privado que não é detective, de um cantor de fados brilhantes e de como uma cidade consegue ser tão pequena.
E muito importante acompanhamos os escritos de um morto sobre outro morto, o que pode trazer alguma confusão para que não tiver embrenhado na história, mas para mim fez todo o sentido.
Enfim tem todos os ingredientes para ser uma grande livro. A ter na estante.

Sem comentários:

Enviar um comentário